Note que p neutro e fase nunca podem ter contato, pois ocasionará um curto. Na figura não recomendado, o fase e neutro vão até o interruptor, e ao ser acionado o metal muda do fase para neutro, podendo em algum instante encostar os dois,ocasionando curto. Note na figura recomendada que esse problema nunca irá ocorrer.
Na verdade não a risco de curto, sim de choque no bocal da lâmpada pois normalmente em uma instalação bem feita o neutro fica na parte que pega ao redor da lâmpada (que tem risco de toque) e a fase dentro do bocal que pega naquela parte (cima) da lâmpada. Com aquela ligação a posição da fase e neutro altera-se podendo uma pessoa que for troca a lâmpada tomar un choque, agora risco de curto não tem.
E so voce fazer a ligação da lâmpada em paralelo. Ps. Não confunda com ligação em serie; a menos que voce queira um iluminação bem fraquinha 😉 ja que em serie a corrente e divida entre elas.
muito bom o site gostei parabens
ResponderExcluirPor que a primeira figura diz ser não recomendado. gostaria de mais imformações caso possivel
ResponderExcluirNote que p neutro e fase nunca podem ter contato, pois ocasionará um curto. Na figura não recomendado, o fase e neutro vão até o interruptor, e ao ser acionado o metal muda do fase para neutro, podendo em algum instante encostar os dois,ocasionando curto. Note na figura recomendada que esse problema nunca irá ocorrer.
ExcluirNa verdade não a risco de curto, sim de choque no bocal da lâmpada pois normalmente em uma instalação bem feita o neutro fica na parte que pega ao redor da lâmpada (que tem risco de toque) e a fase dentro do bocal que pega naquela parte (cima) da lâmpada. Com aquela ligação a posição da fase e neutro altera-se podendo uma pessoa que for troca a lâmpada tomar un choque, agora risco de curto não tem.
ExcluirNo circuito nao recomendado há, por menor que seja risco de curto enquanto o recomendado é impossível haver curto.
Excluirgostei
ResponderExcluirÓtimo esquema... Instalação perfeita!!!!
ResponderExcluireu gostaria de fazer com mais de uma lâmpada é possivel??
ResponderExcluirSim
ExcluirE so voce fazer a ligação da lâmpada em paralelo. Ps. Não confunda com ligação em serie; a menos que voce queira um iluminação bem fraquinha 😉 ja que em serie a corrente e divida entre elas.
ExcluirNa verdade em série é a tensão que é dividida. E na ligação em paralelo aí sim a corrente que é dividida.
Excluirbom mesmo
ResponderExcluirNa ligação em série se uma lâmpada queimar todas as outras se apagam também e você ainda terá de localizar qual ou quais delas está queimada
ResponderExcluir